Antecipação do 13º salário do INSS é a boa notícia para o comércio gaúcho, diz FCDL-RS

Projeção da entidade é que os pagamentos vão somar R$ 5 bilhões no RS

Crédito: Freepick

A boa notícia para o comércio e para a economia do Rio Grande do Sul nesta primeira quinzena de maio, na avaliação da FCDL-RS, é a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS pelo governo Federal, cujo pagamento acontecerá em maio e junho. A medida, adotada desde 2020, ajuda a diminuir os efeitos da pandemia na economia e injeta um valor substancial no orçamento de quase 2,4 milhões de gaúchos.

“É, com certeza, uma medida que traz novo ânimo para o setor. No estado, o pagamento do abono anual, na soma dos dois meses, chegará a R$ 5 bilhões. Estimamos que boa parte deste valor extra destinado aos aposentados e pensionistas do INSS, cerca de 60%, seja utilizado no consumo e o restante aplicado no pagamento de dívidas e recuperação de crédito”, destaca o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Na avaliação de Koch, o reforço financeiro que milhões de gaúchos irão receber, somado a proximidade do inverno deve ter um reflexo positivo nas vendas do chamado segmento mole (vestuário, calçados e acessórios) do comércio.

“Temos inúmeros exemplos de que quando a população tem o seu poder de compra ampliado, isso se reflete em expansão de vendas e resolução de pendências financeiras. Ninguém fica devendo por não querer pagar. A maioria dos devedores enfrenta esse problema por causa das dificuldades financeiras que possui em determinados momentos. Então, é importante esse acréscimo de recursos que a economia do Rio Grande do Sul terá nos próximos meses”, enfatiza o presidente da FCDL-RS.