PP de Porto Alegre oficializa apoio a reeleição de Melo em convenção

Prefeito e vice, que devem repetir dobradinha na disputa em 2024, participaram do evento em clima festivo

Foto: Felipe Nabinger / CP Especial

Em um evento prestigiado por lideranças, deputados federais e estaduais, o PP de Porto Alegre realizou convenção na manhã deste sábado, na Câmara de Vereadores da Capital. Além de reconduzir por aclamação Vitor Alcântara, o Vitinho, como presidente municipal, o ato, em clima festivo, serviu principalmente para endossar o apoio a reeleição de Sebastião Melo (MDB). Essa aliança, foi, inclusive, materializada em símbolos.

Chapéus semelhantes ao que Melo utilizou na campanha passada e seguiu usando em atividades externas por bairros da Capital foram distribuídos aos presentes. Além disso, camisetas e adesivos com os dizeres “Andar com Melo eu vou”, entoado em ritmo de samba, em uma versão da música de Gilberto Gil, “Andar com fé eu vou”, com direito a presença de uma bateria, eram comuns no espaço.

Foi, aliás, neste ritmo, quase um jingle de campanha, que Sebastião Melo, por volta das 11h30min, adentrou o plenário do Legislativo municipal, acompanhado da primeira-dama, Valéria Leopoldino, e do vice, Ricardo Gomes (PL), que deverá repetir a dobradinha pela reeleição.

Cauteloso, Melo evitou confirmar, em sua fala, a iminente candidatura visando a reeleição, dizendo que “há momento certo para campanha”, ressaltando a atuação da bancada do PP na Câmara para aprovação de projetos do Executivo e elencado ações recentes de seu atual mandato, como a entrega de novos ônibus antes da convenção. “Governo precisa ouvir, precisa agir. Estamos aqui, eu, Valéria e nossos secretários, para agradecer esse carinho de vocês.”

Dando mostra do tamanho do apoio progressista a Melo, prestigiaram o ato o presidente estadual do partido, Celso Bernardi, o senador Luis Carlos Heinze, os deputados federais Afonso Hamm, Covatti Filho e Pedro Westphalen, o líder da bancada do partido na Assembleia Legislativa, deputado estadual Guilherme Pasin, os vereadores Comandante Nádia e Cassiá Carpes, entre outras lideranças do PP de Porto Alegre e outros municípios do Estado.

“A eleição de 2024 será diferente. Mas de uma coisa tenho certeza, vamos ganhar com Sebastião Melo. Isso será igual. Cenário diferente, mas uma certeza. Sebastião Melo seguirá, junto com Ricardo Gomes, prefeito de Porto Alegre”, disse Bernardi em seu discurso. Heinze afirmou que o ato era um “divisor de águas” na disputa entre os campos de centro-direita e da esquerda.

“Melhor projeto”

Para Vitor Alcântara, que seguirá à frente da executiva municipal por três anos, conforme mudança no estatuto que vale também para o comando estadual, disse que o PP se prepara para fazer uma grande bancada na Câmara da Capital em 2024 e reforçou a aliança com Melo.

“Hoje creio que não exista, no Brasil, uma dupla que se complemente assim. Estaremos no melhor projeto para essa cidade, que é Sebastião Melo e Ricardo Gomes”, disse, antes de ler uma carta aberta ao cidadão de Porto Alegre, onde diz que a Capital “rompeu com a estagnação e a desconfiança, sem ranços ideológicos, que impedem o desenvolvimento”.

A vereadora Tanise Sabino (PTB) também esteve presente. Na semana passada, a sigla realizou uma reunião partidária em Porto Alegre, onde também havia firmado apoio a Melo para a reeleição.

Homenagens

Houve, logo após a chegada de Melo, uma homenagem a João Antônio Dib, falecido aos 93 anos na quarta-feira e velado, no dia seguinte, no Paço Municipal. Com a imagem do ex-prefeito e vereador por dez vezes reproduzida no telão do plenário da Câmara de Vereadores, uma mensagem foi lida destacando a trajetória de Dib, seguido de uma salva de palmas.

Celso Bernardi também foi homenageado. Em vídeos no telão, filhos e netos fizeram declarações a Bernardi. “Me sinto feliz, com muita gratidão, por essa homenagem do PP de Porto Alegre.”