No cargo há pouco mais de um ano, Mano Menezes já enfrentou crises e contestações, mas não como agora. O tom das críticas subiu na mesma proporção que os resultados desapareceram. Dos últimos cinco jogos, o Inter venceu apenas um, perdeu três e empatou o outro. Apesar de não correr qualquer risco de deixar o clube neste momento, o técnico precisa comandar a reação da equipe colorada imediatamente, começando pela partida deste sábado à noite, às 21h, contra o Atlético-MG, no Mineirão.
A distância do Beira-Rio não chega a ser um problema, pelo menos não na opinião do técnico. Após a derrota para o Athletico-PR, quarta-feira, por 2 a 0, em casa, ele disse que jogar fora neste momento pode até ser um alívio. A dificuldade maior é, na verdade, a necessidade de deixar alguns jogadores de fora devido ao cansaço acumulado. Mano Menezes não deu qualquer indício do time que pretende mandar a campo, mas desta vez promoverá preservações de titulares.
Alan Patrick, Rodrigo Moledo e Renê nem viajaram na sexta-feira com a delegação para Belo Horizonte. Eles ficaram em Porto Alegre acelerando a recuperação física já visando a partida contra o América-MG, na próxima quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Os volantes Johhny e Campanharo, com uma lesão no quadril e um desconforto na coxa direita, respectivamente, também não estão em Belo Horizonte. Em compensação, o atacante Alexandre Alemão, recuperado de um problema muscular, está de volta e pode começar o jogo.
A partida também marcará o duelo entre Mano Menezes e Eduardo Coudet, que trocaram farpas recentemente. Além disso, vários ex-colorados poderão estar em campo vestindo a camiseta do Atlético-MG, como Edenilson, Patrick e Bruno Fuchs − só o último é titular neste momento. Apesar do bom grupo à disposição do técnico argentino, a campanha na temporada não é boa. Os mineiros venceram o Cuiabá, na última rodada, por 4 a 0 e chegaram aos mesmos sete pontos do Inter no Brasileirão. Na Libertadores, o Atlético tem apenas uma vitória em três jogos no Grupo G.
Campeonato Brasileiro 2023 – 6ª rodada
Atlético-MG
Everson; Mariano (Bruno Fuchs), Lemos, Jemerson e Rubens; Battaglia; Edenilson (Pavón), Zaracho e Hyoran; Paulinho e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet.
Inter
Keiller; Bustos, Vitão, Gabriel Mercado e Thauan Lara, Rômulo, Matheus Dias, Carlos de Pena e Maurício; Pedro Henrique e Luiz Adriano. Técnico: Mano Menezes.
Árbitro: Raphael Claus (SP-FIFA)
Assistentes: Danilo Simon Manis (SP-FIFA) e Fabrini Costa (SP-FIFA)
VAR: Daiane Muniz (SP-FIFA)
Data e hora: 13/05, sábado, às 21h
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)