Quando a visão de negócios se alia ao viés sociocultural os resultados tendem a ser surpreendentes. É nessa combinação que se baseia o sucesso do Xtay Cais Rooftop, empreendimento concebido como ativo de renda, em parceria com a Xtay – plataforma digital de moradia multistay, que opera em sistema de short e long-stay –, garantindo acesso ao conjunto de facilidades de uma casa ao mesmo tempo em que conta com a padronização de um hotel, tanto para quem busca de hospedar por alguns dias ou para quem deseja uma opção de morar por assinatura.
Avaliado em R$ 20 milhões e previsto para abrir as portas no final deste ano, o prédio histórico já tem 40 dos 48 apartamentos vendidos – metade deles comprado por um grupo de investidores de São Paulo.
Ressignificar o centro foi o objetivo que orientou Kleber Sobrinho, empresário com duas décadas de experiência como desenvolvedor imobiliário e que atua exclusivamente nessa região da capital gaúcha há 10 anos.
“O bairro era muito estigmatizado por questões relacionadas ao abandono e à falta de segurança, assim como acontece em outros centros urbanos brasileiros e eu optei por atuar nesse nicho porque acredito que é possível criar um movimento de transformação e valorização por meio da reocupação dessas áreas com oferta de moradia, lazer e entretenimento”, pontua.
CENTRO HISTÓRICO
A Recons, empresa de Kleber passou, então, a comprar quitinetes que passavam por um retrofit que ultrapassa os limites da estética. Além da pintura, os apartamentos têm suas estruturas recriadas com vistas às demandas do século 21 e adaptadas ao público-alvo de cada projeto.
“Redesenhamos o layout, recuperamos o que ainda faz sentido e inserimos decoração e equipamentos que não apenas consolidam essa nova visão para a moradia como, ainda, valorizam os imóveis, recolocando-os em um novo patamar”, explica. Louças, pisos, cerâmicas, esquadrias e demais itens que não são aproveitados na obra são destinados a ONGs.
Em agosto de 2021, essa busca por imóveis com potencial para se tornar importantes ativos no mercado culminou em uma das esquinas da Avenida Mauá, uma das mais importantes vias do Centro Histórico da capital gaúcha. Mais precisamente, no número 11 da rua Caldas Júnior, em um prédio dos anos 1940 que já foi pano de fundo para episódios importantes e curiosos.
Foi essa orientação que acabou direcionando a operação para locação no sistema de multi-stay e que determinou a localização de um dos maiores destaques do prédio, o rooftop que terá um restaurante com capacidade de atender até 300 pessoas simultaneamente. “Ter um rooftop comercial em um prédio residencial é algo inédito na cidade e isso permite aos viajantes e moradores acessar essa estrutura e vivenciar momentos de lazer com vista para o rio”, defende.
PLANO DIRETOR
Esse é o primeiro projeto imobiliário aprovado dentro das novas regras de construção do Centro Histórico depois da revisão do Plano Diretor da Região. “O prédio cumpre seis dos nove itens elencados pela prefeitura no plano de reabilitação da área e acrescenta a oferta de serviço completo, com academia, mercado autônomo, lavandeira central e portaria virtual, entre outras comodidades”, destaca o empresário. Cada pavimento terá uma área apelidada de Smart Place, um espaço instagramável no qual os hóspedes podem receber convidados ou fazer uma videoconferência, sem precisar abrir o apartamento”, explica.
O contrato de gestão marca a estreia da Xtay no Rio Grande do Sul e deriva da solidez e da oferta de inovação, diferenciais que vêm consolidando a empresa pelo Brasil. “A gente sempre pensou nesse prédio como um ativo, então fomos em busca de uma empresa que operasse esse sistema de forma profissional e que fosse reconhecida. Entre as várias propostas, fechamos com a Xtay pela combinação de modelagem do negócio, pela expertise da Atrio e pela oferta de inovação e tecnologia”, finaliza Kleber.
Gabriel Fumagalli, CEO e co-fundador da Xtay, comemora a parceria e destaca a importância do empreendimento para o portfólio da companhia. “Nós temos uma estratégia de desenvolvimento bastante cuidadosa e assertiva, considerando o potencial de mercado, a oferta, a demanda e os perfis possíveis de produtos. O Rio Grande do Sul é bastante estratégico para nós e o Xtay Cais Rooftop é o produto ideal”, diz o executivo.