Bares e restaurantes gaúchos esperam maior faturamento no Dia das Mães, aponta Abrasel

O aumento esperado está entre 21% e 30% para a data

Crédito: Freepik

Dois em cada três bares e restaurantes gaúchos esperam aumento no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados fazer parte de uma pesquisa nacional realizada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) para o Dia das Mães. Segundo a pesquisa, 14% das empresas consultadas acreditam que o faturamento não deve apresentar alteração em relação ao ano anterior e 7% esperam queda nas vendas. O aumento esperado está entre 21% e 30% para 19% dos entrevistados, enquanto outros 18% esperam um acréscimo menor, de até 5%.

“O Dia das Mães é a segunda data mais representativa para o varejo, depois do Natal. Sempre movimenta os restaurantes, principalmente churrascarias e galeterias. Nossa expectativa para esse ano é que o movimento aumente, não apenas para churrascarias e galeterias, pois temos muitos estabelecimentos fazendo eventos especiais, com pratos e horários diferentes para a data”, explica o presidente da Abrasel no RS, João Melo.

A pesquisa mediu também a situação em relação ao desempenho no mês de março. Houve redução no número de empresas que tiveram prejuízos (de 47% em fevereiro para 37% em março), mas o índice continua muito alto. O levantamento apontou que 79% das empresas captaram recursos por meio de empréstimos bancários e a inadimplência está em 25%.

EMPRÉSTIMOS

A pesquisa ouviu os empresários sobre a expectativa de renegociar os débitos, usando a lei sancionada pelo governo em abril: 27% disseram que tentarão renegociar o prazo dos empréstimos, 41% não pretendem fazer isso e 31% ainda não se decidiram. Houve pequeno crescimento no número de empresas com pagamentos em atraso: hoje é de 38%, contra 37% do mês anterior. A maior parte das que devem têm atrasos em relação a impostos federais: 71%.

“Podemos perceber um cenário de moderado crescimento. O setor da alimentação fora do lar aguarda definições do Governo Federal sobre para onde caminha a economia do país. Estamos no quinto mês do ano e ainda não temos definições claras sobre a recuperação plena dos estabelecimentos . Apesar disso, os empresários seguem no compasso de espera, na esperança que venha  o melhor pela frente.”, completa João Melo.