As vendas no varejo fecharam o mês de abril deste ano com uma queda de 7,7%, na comparação com o mesmo período de 2022. Os dados são do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo e, entre todos os segmentos, apenas artigos farmacêuticos apresentou melhora, com alta de 3,2% no volume de vendas no comparativo anual e de 0,5% no comparativo mensal em abril.
Seis segmentos não conseguiram alcançar resultados positivos, com a maior queda no setor de livros, jornais, revistas e papelarias (13,5%), tecidos, vestuário e calçados (12,3%), sub-segmento hipermercados e supermercados (11,8%), móveis e eletrodomésticos (7,6%), material de construção (6,4%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,7%).
“Abril foi um mês atípico, com feriados seguidos, o que costuma ter um impacto negativo no varejo, especialmente para os pequenos negócios. Muitos consumidores optam por fazer compras online ou viajar para destinos turísticos, o que pode resultar em uma redução do fluxo de clientes nas lojas físicas”, explica o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli.