Estudo técnico para demolição do Esqueletão deve ser entregue em julho

Laudo vai definir o custo da operação assim como os cuidados a serem utilizados durante a demolição

Foto: Foto: Alina Souza / CP Memória

Quase um mês após o Judiciário autorizar o município a demolir o edifício Galeria XV de Novembro, localizado na rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro Histórico, a prefeitura aguarda a conclusão de um estudo técnico que vai determinar qual a melhor forma para demolição do prédio. A Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Smpae) informou que a empresa contratada deve concluir o estudo até 10 de julho.

O secretário da Pasta, Cezar Schirmer, ressalta que o laudo vai definir o custo da operação assim como os cuidados a serem utilizados durante a demolição. “É uma região muito complexa, porque há imóveis no entorno, movimento de pessoas, imóveis contíguos ao prédio”, observa.

Após a entrega do projeto que vai embasar a demolição da estrutura, a prefeitura vai lançar a licitação. “Vamos aguardar o estudo do projeto. Sem isso não podemos fazer a licitação para empresa que vai demolir”, completa. Ao fim, serão entregues relatórios contendo os impactos de cada alternativa a ser proposta, prazo de demolição e os respectivos custos, possibilidade de reutilização do material demolido, entre outros itens.

A expectativa é que até o fim do ano o prédio seja demolido. A decisão do Judiciário permite o andamento do processo de demolição e reconhece a possibilidade de ressarcimento dos custos da derrubada com os proprietários do imóvel e as frações ideais, na proporção correspondente a cada condômino. Sobre o futuro da área, Schirmer disse que não há decisão.