Projeto +Caminhos prepara jovens para o mercado de trabalho

Ação da Amcham Porto Alegre conta com a participação voluntária de executivos gaúchos

Crédito: Divulgação

A unidade regional da Câmara Americana de Comércio (Amcham Porto Alegre) deu início a mais uma edição do +Caminhos, projeto que contribui para a preparação de jovens de 16 a 24 anos para o mercado profissional, com o auxílio de executivos gaúchos. Neste ano, serão quatro turmas, somando 60 participantes ao todo.

O programa é formado por três encontros obrigatoriamente presenciais, na sede da Amcham Porto Alegre, e outros seis que podem ocorrer em formato online ou presencial. “O +Caminhos busca unificar trajetórias de profissionais e jovens em vulnerabilidade social, criando um elo de informações para auxiliar na inclusão social através do trabalho”, destaca Daniela Bahmed Ferreira, gerente regional da Amcham.

No projeto, executivos de empresas associadas à entidade atuam como mentores voluntários, após passarem por um workshop de metodologia de mentoria. O processo foi desenvolvido pela consultoria Parallax, de Porto Alegre, que ensina o que é mentoria, o que é coaching, quais são as diferenciações e o que de fato os executivos precisam realizar durante as seis semanas em que seguirão no projeto.

PROGRAMA DE SELEÇÃO

Após a capacitação, os voluntários participam dos encontros semanais com os jovens. Esta edição conta com representantes de empresas como Banrisul, Atitus Educação, KPMG e Stihl. Na mentoria, as turmas também aprendem sobre como se portar em entrevistas de emprego, como fazer seu currículo, como utilizar ferramentas para buscar empregos e orientações sobre vida profissional.

Os jovens são selecionados para o programa por meio da Renapsi, instituição parceira da Amcham Porto Alegre, que indica integrantes do projeto Menor Aprendiz, priorizando aqueles que estão finalizando o contrato, que morem na Região Metropolitana e que desejam participar do +Caminhos. A última fase do projeto é a formatura, realizada no final do ano.

“A Amcham acredita que juntos podemos tornar o Rio Grande do Sul mais competitivo, atrativo e desenvolvido, apostando no fortalecimento de novos talentos”, completa Daniela. Criado em 2017, o + Caminhos já soma mais de 500 jovens e executivos impactados.