O prefeito Sebastião Melo anunciou, na noite desta quarta-feira, luto oficial de três dias em memória do ex-prefeito João Antônio Dib, falecido também hoje, aos 93 anos, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O velório ocorre no Salão Nobre do Paço Municipal, das 14h às 18h desta quinta. O sepultamento deve ocorer, no início da noite, no Cemitério João XXIII, no bairro Medianeira.
“Mais que líder político e exemplo de gestor público, Dib foi meu amigo do peito. Viveu longa e boa vida e deixou plantados valores honrados. O luto oficial é um singelo reconhecimento a esse grande homem”, declarou Melo.
O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Hamilton Sossmeier, mandou publicar no Twitter do Legislativo uma mensagem de pesar. “Dib parte aos 93 anos deixando um legado de exemplo na gestão pública, boa política e defesa do povo de Porto Alegre. Em nome do parlamento porto-alegrense, registramos nossos sentimentos, nos solidarizando com amigos e familiares. Que Deus lhes ampare neste momento difícil.”
Natural de Vacaria, Dib era engenheiro por formação. Atuou como servidor público municipal, secretário e prefeito, de 1983 a 1986. No Legislativo, cumpriu 10 mandatos como vereador e presidiu a Câmara Municipal entre 2003 e 2004.
Último prefeito da capital gaúcha indicado pelo regime militar, era de início filiado à Arena e, depois, aos partidos que sucederam a sigla: PDS, PPR e PP.