Banco de leite materno do Hospital Presidente Vargas precisa de doações

Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite, clinicamente saudáveis e que moram em Porto Alegre, podem ser doadoras

O leite recebido passa por uma análise de qualidade, segurança e pasteurização, e só depois é liberado para consumo dos bebês. Foto: Cristine Rochol/ PMPA

O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) de Porto Alegre precisa de doações. Nesta semana, bebês prematuros com risco extremo de vida internados na UTI neonatal dispõem de apenas quatro litros para suprir as necessidades diárias de nutrição.

A capacidade de processamento do banco é de até cem litros por mês. As doações de leite materno auxiliam os recém-nascidos no hospital enquanto a mãe ainda não consegue produzir o alimento.

Para doar é necessário entrar em contato com o hospital, que fica na Avenida Independência, 661, esquina com a Rua Garibaldi, pelo telefone 3289-3334 ou pelo e-mail [email protected].

Após preenchimento de cadastro, a equipe começa a buscar o leite direto na residência da doadora, e nas visitas, as mães também podem esclarecer dúvidas.

O leite recebido passa por uma análise de qualidade, segurança e pasteurização, e só depois é liberado para consumo dos bebês. De acordo com a nutricionista do HMIPV Angelita Matias, o leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias e atua na formação neurológica do bebê.

Ainda segundo Matias, a introdução do leite materno na infância reflete também na vida adulta, pois diminui a chance de obesidade e diabetes tipo 2. O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos ou mais e exclusivo até o sexto mês.