Inadimplência atinge recorde de 2,7 milhões de gaúchos, diz CDL Porto Alegre

Indicador chega a 392,7 mil pessoas em Porto Alegre

A inadimplência atingiu um novo recorde de pessoas com algum tipo de limitação de crédito, cheque ou protesto em abril, chegando a 30,77% no Rio Grande do Sul e 33,68% em Porto Alegre. É o que aponta o Indicador de Inadimplência CDL Porto Alegre revelando que a população adulta negativada superou os 2,7 milhões no estado e 392,7 mil em Porto Alegre. Entre março e abril de 2023, 54,6 mil gaúchos ingressaram no grupo, sendo 8,4 mil porto-alegrenses.

A análise da entidade também mostra a maior variação em relação ao mês imediatamente anterior já registrada: +0,61 ponto percentual para o estado e +0,72 ponto percentual para a Capital. Os dados foram obtidos a partir da base de restritivos da Boa Vista SCPC, a maior disponível no Estado. Desde o início da série histórica levantada pela CDL POA, em fevereiro de 2022, os indicadores são os mais altos de inadimplência da população.

De acordo com o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, os números do Indicador de Inadimplência refletem a conjuntura desafiadora para as famílias. “Além de não haver projeção de cortes da Taxa Selic no curto prazo, quaisquer efeitos de mudanças na política monetária, como o início de um ciclo de redução dos juros básicos, demoram de dois a três trimestres para se materializar efetivamente na economia real”.

Segundo o economista, o cenário futuro só não é pior por conta da concessão de incentivos do governo federal direcionados às classes de menor poder aquisitivo, como a valorização real do salário mínimo e a correção da faixa de isenção do Imposto de Renda Pessoa Física.