Gabriel Souza vê oneração de setores estratégicos como ponto de atenção na reforma tributária

Em Brasília, governador em exercício sinalizou preocupação com carga na área da tecnologia, na qual RS busca ser referência, e defendeu simplificação

Foto: Joel Vargas / GVD

O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), cumpriu uma série de agendas em Brasília, nesta terça-feira. Além de encontro com ministros, reuniões ligadas ao agronegócio e relacionadas à área da segurança pública, ele encerrou o ciclo de reuniões em um evento do Fórum dos Vice-Governadores com o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. “O Estado está acompanhando e queremos apoiar uma proposta de reforma que vise a simplificação, que não onere os setores estratégicos da economia”, disse.

Conforme Gabriel, um desses setores é o da tecnologia, área em que o RS busca tornar-se referência. “É um ponto de atenção. Temos que acompanhar de perto. Isso pode significar uma fuga de empresas que saiam do circuito nacional. Esse setor tem facilidade em fazer isso e tem que cuidar muito nessa oneração”, pontuou. À frente de projetos especiais do Estado, incluindo o South Summit, o vice-governador vê avanços na ideia de reforma tributária, que no ponto de vista dele é necessária para o país.

“O que se sabe é que avançamos no imposto dual, que é a possibilidade de os entes subnacionais arrecadarem o seu Imposto de Valor Agregado (IVA) e partilharem esse recurso no sistema como é feito hoje com o ICMS e o IPVA. Isso nos dá uma segurança maior”, analisou Gabriel. Isso significa, em tese, um IVA estadual e outro federal, não para o contribuinte, mas em critério de arrecadação.

Appy vem ao RS no próximo dia 22, no evento gratuito “Reforma Tributária: Simplificação e Eficiência”, realizado pela Fiergs, por meio dos Conselhos de Articulação Parlamentar (Coap) e de Assuntos Tributários, Legais e Cíveis (Contec), com o apoio a Fecomércio-RS, que vai contar também com a secretária da Fazenda do RS, Pricilla Maria Santana, com o coordenador do grupo de trabalho da reforma tributária na Câmara dos Deputados, deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), e com relator do grupo de trabalho da reforma tributária, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Demais agendas de Souza

Antes da agenda sobre reforma tributária, Gabriel Souza teve reuniões com os ministros do Planejamento, Simone Tebet, de Portos e Aeroportos, Márcio França, e da Secom, Paulo Pimenta.

O governador em exercício também esteve com o o embaixador da China, Zhu Qingqiao, buscando estreitar a relação comercial de produtos de origem animal, além de acessar o mercado de arroz e noz-pecã.

Já no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Gabriel destacou as ações do governo do Estado direcionadas a políticas em defesa das mulheres, onde apresentou números do programa RS Seguro.