A derrota para o São Paulo, domingo à tarde, por 2 a 0, no Morumbi, trouxe ao Inter algumas outras consequências além da queda na tabela de classificação. O resultado escanteou velhas certezas e trouxe algumas novas dúvidas sobre o esquema, a escalação e até a forma como o time colorado está jogando. Mano Menezes reconheceu que o Inter tem sofrido mais gols do que seria recomendável e deu sinais de que pode estar preparando mudanças um pouco mais profundas na equipe que enfrenta o Athletico-PR, quarta, no Beira-Rio, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
Em sua entrevista coletiva de avaliação da derrota no Morumbi, Mano reconheceu o momento pouco favorável da equipe. “Acho que estamos tomando gols com muita facilidade. O adversário não criou tantas chances para fazer (dois gols). Temos que cessar isso. Não é um número grande de gols sofridos na temporada, mas em momentos importantes do jogo você precisa ser resiliente e segurar. Não podemos sofrer o gol com tanta facilidade. Já estamos trabalhando para cessar isso e vamos continuar”, disse o técnico.
Mostrando um certo abatimento, em parte devido a um problema estomacal que sofreu durante a passagem colorada por São Paulo, Mano disse que o momento é de dúvidas. “Não tenho todas as respostas. Se tivesse, provavelmente já teria também todas as soluções. Eu, como treinador, preciso encontrar uma maneira firme de a equipe jogar. Queremos propor, estamos propondo na maioria dos jogos, mas não estamos decidindo as partidas. Talvez tenhamos que propor menos, para sofrer menos, simplificar mais e retomar a confiança”, afirmou.
Mano tem apenas dois dias para montar a equipe para a próxima rodada. O primeiro foi consumido segunda. O outro, é nesta terça-feira, quando ele finalmente vai poder trabalhar com todos os seus principais jogadores. Até por causa do acúmulo de partidas nos últimos anos, a carga de treinos é pequena, impondo que as tais mudanças sejam impostas por meio da conversa. Porém, Mano não culpou o cansaço pela derrota para o São Paulo.
Mais marcação
Uma das providências possíveis para melhorar o rendimento do time colorado, dando maior segurança à defesa, pode ser escalar mais um volante no meio-campo. Gabriel Baralhas, se esse for o plano, pode ter nova chance, assim como Johnny. Elogiado por Mano Menezes, Campanharo deve seguir no time.
Neste caso, De Pena pode ser o escolhido para sair do time. Além das mudanças táticas e técnicas, é provável que o técnico seja obrigado e deixar alguns titulares de fora da partida, devido ao desgaste físico acumulado após os últimos jogos. Vitão, Mercado, Renê e Alan Patrick já surgem como possíveis desfalques.
Os titulares, na segunda, não apareceram no gramado do CT Parque Gigante. Só os reservas participaram da atividade sob o comando de Mano Menezes.