A partir de maio, a gastronomia entra em cartaz de forma definitiva na programação do Farol Santander Porto Alegre, localizado na rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico de Porto Alegre. O Moeda é o novo restaurante do centro cultural e está aberto nas terças e quartas, das 11h30 até às 15h, quintas, sextas e sábados, das 11h30 até às 15h e das 19h até às 00h30 e aos domingos das 11h30 até às 18h. A entrada é aberta ao público com acesso pela lateral do prédio.
A deia do projeto é oferecer uma culinária variada e contemporânea no almoço e no jantar. Os pratos levam a assinatura do chef paulistano Deivid Marques, que já passou pelas cozinhas do premiado Dalva e Dito do Grupo D.O.M., de Alex Atala, e que, atualmente, está à frente da cozinha do Boteco do 28, no Farol Santander São Paulo.
O Moeda está instalado no subsolo do prédio histórico do Farol Santander POA, dentro do espaço onde funcionavam os antigos cofres dos bancos da Província, Nacional do Comércio, Sul Brasileiro e Meridional, no século passado. Com características arquitetônicas singulares e suntuosas, o edifício é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual e foi restaurado e adaptado para ser o moderno centro de arte e cultura brasileiro, hoje administrado pelo Santander.
ARQUITETURA E EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA
A experiência do Moeda apresenta um lounge com interiores assinados pelo escritório Polido Arquitetura com mobiliário de design nacional da Casiere, projeto de iluminação do Laboratório da Luz. O paisagismo é da Ginko Paisagismo. A operação do restaurante é do Grupo da Cidade, empresa de São Paulo responsável pela gestão de grandes marcas tradicionais do Centro da capital paulista como Boteco do 28, no Farol Santander São Paulo, Galeria do Rock Bar e Mundo Pão do Olivier.
Primeira operação do grupo em Porto Alegre, o Moeda contará com um projeto para fomentar a cena artística local. A ideia consiste em mostras periódicas, em parceria com galerias e curadores culturais da cidade. As obras poderão ser adquiridas pelos clientes, com entrega ao final do ciclo da exposição. A estreia tem curadoria da Galeria .ISTA.