Microsoft apresenta ferramentas tecnológicas para uso no Rio Grande do Sul

Em missão nos EUA, governador Eduardo Leite participou de reunião sobre tecnologias para segurança, educação e formação de mão-de-obraG

Foto: Maurício Tonetto / Secom / Divulgação

Das três agendas do primeiro dia de missão do governo do Estado nos Estados Unidos, a mais importante e que talvez produza impacto em prazo mais curto aos gaúchos foi a reunião com dirigentes da Microsoft. Na reunião nesta segunda-feira, foram apresentadas novas ferramentas e tecnologias para a comitiva do Rio Grande do Sul.

“Foi quase uma palestra personalizada da Microsoft para o governo, no sentido de identificar as soluções e a evolução da tecnologia”, afirmou o governador Eduardo Leite. Entre as possibilidades estão a aplicação de novas ferramentas para melhoria da segurança pública e a utilização de espaços, como escolas, para formação e qualificação de mão-de-obra, com a utilização da inteligência artificial.

A Microsoft já está presente no Rio Grande do Sul em uma parceria com a PUCRS e, no caso do governo, com a utilização do Office 365. Estima-se que mais de 90% dos serviços do Estado já sejam disponibilizados em formato digital. A intenção é ampliar este índice.

A segunda-feira teve ainda outras duas reuniões. No Conselho das Américas, a portas fechadas, o governador palestrou para empresários e investidores, destacando as reformas feitas no primeiro mandato e trazendo perspectivas para os próximos quatro anos. Na Universidade Columbia, foi realizado um encontro informal com um grupo de professores e pesquisadores.

Na terça, o dia começa com o fórum do Lide Brasil, onde Leite estará acompanhado de outros governadores, como Ratinho Junior (Paraná), Romeu Zema (Minas Gerais), entre outros. Cada um terá dez minutos para apresentar seus estados como destino para investidores internacionais.