Itens da moda entre os preferidos para presente do Dia das Mães, aponta pesquisa

Pesquisa foi feita com 30 mil usuários do banco digital

Peças de vestuário estão entre os presentes preferidos que os filhos querem dar às mães MARCOS SANTOS/USP IMAGENS

Uma pesquisa do Mercado Pago, o banco digital do Grupo Mercado Livre, aponta que 41% dos consumidores brasileiros começaram a pesquisar o presente para o Dia das Mães no começo de abril, enquanto 33% afirmaram que iriam começar a procurar com duas semanas de antecedência.

Realizada no início de abril, com mais de 30 mil usuários do banco digital e da maior plataforma de e-commerce da América Latina, a pesquisa mostra também que, neste ano, os consumidores pretendem gastar mais do que no ano passado: 47% dos entrevistados disseram que o valor do presente será maior e 40% afirmaram que vão gastar o mesmo que em 2022, o que reflete a importância das pesquisas de preços de forma antecipada.

“Dos participantes da pesquisa, 29% pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 200, enquanto 24% afirmaram que devem investir acima de R$300”, conta Ignácio Estivariz, Head de Banco Digital do Mercado Pago. Para 30% dos entrevistados, moda será o principal segmento para presentear no Dia das Mães. Outras categorias que os consumidores estão de olho são Casa & Decoração, com 20% de intenção de compra, e itens de tecnologia, com 19%.

“Um total de 87% dos entrevistados preferem buscar os presentes online, seja por meio de marketplace, como o Mercado Livre, lojas virtuais ou até redes sociais”, conta Estivariz. Dados do levantamento do banco digital ainda mostram que apenas 11% realizam pesquisa em lojas físicas.

MEIO DE PAGAMENTO PREFERIDO

A maioria dos usuários (53%) irá pagar as compras de Dia das Mães com cartão de crédito e 17% deve utilizar alguma linha de crédito. Já o cartão de débito e o Pix serão os meios de pagamento utilizados por 13% e 12%, respectivamente. “Dos entrevistados que optaram por parcelar, 66% preferem pagar os presentes de Dia das Mães em até 3 vezes, o que mostra que os brasileiros estão optando por parcelamentos a curto prazo”, diz.

A modalidade entre 1 e 3 parcelas apresenta a maioria das citações de consumidores (66%), caindo para 21% entre 4 e 7 prestações, 8% entre 8 e 10 parcelas, 4% entre 11 e 12 prestações, enquanto 1% citou outras modalidades.