Uma pesquisa do Mercado Pago, o banco digital do Grupo Mercado Livre, aponta que 41% dos consumidores brasileiros começaram a pesquisar o presente para o Dia das Mães no começo de abril, enquanto 33% afirmaram que iriam começar a procurar com duas semanas de antecedência.
Realizada no início de abril, com mais de 30 mil usuários do banco digital e da maior plataforma de e-commerce da América Latina, a pesquisa mostra também que, neste ano, os consumidores pretendem gastar mais do que no ano passado: 47% dos entrevistados disseram que o valor do presente será maior e 40% afirmaram que vão gastar o mesmo que em 2022, o que reflete a importância das pesquisas de preços de forma antecipada.
“Dos participantes da pesquisa, 29% pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 200, enquanto 24% afirmaram que devem investir acima de R$300”, conta Ignácio Estivariz, Head de Banco Digital do Mercado Pago. Para 30% dos entrevistados, moda será o principal segmento para presentear no Dia das Mães. Outras categorias que os consumidores estão de olho são Casa & Decoração, com 20% de intenção de compra, e itens de tecnologia, com 19%.
“Um total de 87% dos entrevistados preferem buscar os presentes online, seja por meio de marketplace, como o Mercado Livre, lojas virtuais ou até redes sociais”, conta Estivariz. Dados do levantamento do banco digital ainda mostram que apenas 11% realizam pesquisa em lojas físicas.
MEIO DE PAGAMENTO PREFERIDO
A maioria dos usuários (53%) irá pagar as compras de Dia das Mães com cartão de crédito e 17% deve utilizar alguma linha de crédito. Já o cartão de débito e o Pix serão os meios de pagamento utilizados por 13% e 12%, respectivamente. “Dos entrevistados que optaram por parcelar, 66% preferem pagar os presentes de Dia das Mães em até 3 vezes, o que mostra que os brasileiros estão optando por parcelamentos a curto prazo”, diz.
A modalidade entre 1 e 3 parcelas apresenta a maioria das citações de consumidores (66%), caindo para 21% entre 4 e 7 prestações, 8% entre 8 e 10 parcelas, 4% entre 11 e 12 prestações, enquanto 1% citou outras modalidades.