Segunda começa com chuva, mas tempo melhora no RS

Esfria à noite quando ocorrem as mínimas do dia

Foto: Alina Souza/CP

O começo do dia ainda registra chuva em setores do Norte e do Leste do Rio Grande do
Sul, nesta segunda-feira. Vai ser o oitavo dia seguido com registro de precipitação. Ao longo do dia, porém, o tempo melhora e, finalmente, firma.

Uma massa de ar mais seco e frio de alta pressão ingressa em território gaúcho e afasta a frente fria. A nebulosidade cede e o sol aparece ao longo da segunda-feira em todas as regiões. Vai ser uma jornada de temperatura agradável, mas esfria à noite, quando ocorrem as mínimas do dia, com sensação de frio em algumas cidades à noite.

As mínimas devem ser de 11ºC em São José dos Ausentes e de 10ºC em Uruguaiana. Já as máximas podem chegar a 23ºC em Torres e 24ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros vão oscilar entre 16ºC e 23ºC.

Chuva acima da média

Somente na primeira semana de maio, grande parte dos municípios gaúchos já atingiu ou superou a média de chuva histórica do mês inteiro. De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados em uma semana, desde que começou a chover na última segunda, até a manhã deste domingo, foram de 280 mm em Caçapava do Sul (volume igual à soma da chuva de janeiro a abril deste ano na cidade), 207 mm em Soledade, 195 mm em São Luiz Gonzaga e 159 mm em Canguçu.

Em Lajeado, a Univates mediu 221 mm. Em Porto Alegre, as estações indicaram desde que começou a chover, na terça, até a manhã deste domingo, 132 mm no extremo Sul (Belém Novo), 106 mm na zona Norte (São João), 82 mm na zona Leste (Jardim Botânico) e 76 mm no Centro.

Na Grande Porto Alegre, vários municípios também passaram de 100 mm. Viamão, por exemplo, somou até este domingo 132 mm.

Com mais de 20 dias ainda pela frente e mais chuva até o fim do mês, maior vai terminar excepcionalmente chuvoso, reforça a MetSul.