Rei Charles III pede a Lula que Brasil cuide da Floresta Amazônica

Declaração ocorreu na cerimônia de coroação neste sábado

Foto: Ian Jones/Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, neste sábado, durante conversa com a imprensa, em Londres, que ouviu do rei Charles III, coroado nessa manhã, um pedido para que o Brasil cuide da Floresta Amazônica.

“A primeira coisa que o rei falou pra mim foi para cuidar da Amazônia”, afirmou Lula. “Mas eu disse a ele que, para isso, precisamos de recursos”, completou.

O mandatário brasileiro ressaltou que a visita ao país teve a intenção de aprofundar as relações comerciais com o Reino Unido.

Para Lula, o comércio entre os dois países segue muito aquém do ideal, e vai ser criado um grupo de trabalho para discutir o que cada um dos países pode oferecer economicamente. “Chegamos a ter um fluxo comercial entre Brasil e Reino Unido de 8,6 bilhões de dólares. Hoje não chegamos a 6 bilhões. Além de vir para a coroação, vim conversar com o primeiro-ministro (Rishi Sunak), para retomarmos as negociações”, afirmou.

Nessa sexta-feira, Sunak anunciou que o país vai investir no Fundo Amazônia. O valor chega a 80 milhões de libras, cerca de R$ 500 milhões. O premiê afirmou que a entrada do Reino Unido no fundo é um reconhecimento ao trabalho e à liderança do presidente Lula no tema da preservação ambiental.

Durante conversa com a imprensa neste sábado, Lula afirmou ainda que convidou Sunak a visitar o Brasil nos próximos meses.

*Com informações da Agência France Presse (AFP)