Volks volta a reduzir produção em duas fábricas

Somente em São Bernardo do Campo, fábrica segue produzindo em dois turnos

Foto: Marcelo Camargo

A Volkswagen anunciou que vai reduzir de dois para um turno a produção nas fábricas de São José dos Pinhais, no Paraná, e Taubaté, no interior de São Paulo, a partir de 1º de junho. A montadora já tinha parado a produção dessas duas unidades no mês passado, mas vai fazer novo ajuste em razão das vendas de carros abaixo das expectativas.

Os trabalhadores terão contratos suspensos por dois a cinco meses, atingindo 799 trabalhadores em Taubaté, onde é montado o Polo Track, sucessor do Gol. Já na fábrica paranaense, que produz o utilitário esportivo T-Cross, o número de operários poderá chegar a 600. A única exceção é a fábrica de São Bernardo do Campo, onde a montadora continua produzindo em dois turnos, que produzem os modelos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro.

Entre ajustes já realizados e que estão para acontecer até o mês que vem, pelo menos 14 das 27 fábricas de carros e caminhões ativas no mercado brasileiro anunciou a interrupção, em algum momento, de ao menos parte de produção desde fevereiro.