Preso, no Paraná, suspeito de extorquir 190 pessoas no RS através de pagamentos em bitcoin

Hacker teria feito mil vítimas em diversos estados e extorquido mais de R$ 1 milhão em criptomoedas

Foto: Polícia Civil/ Reprodução

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil capturou, nesta quinta-feira, um homem de 30 anos apontado como articulador de um esquema que extorquiu mais de mil pessoas em diversos estados do Brasil, sendo 190 delas no Rio Grande do Sul. Preso preventivamente em Lapa, a 160 km de Curitiba, com o apoio da 9ª Delegacia Regional de Polícia do município e do Núcleo de Operações com Criptoativos do Ministério da Justiça, o suspeito extorquiu, conforme as investigações, um montante superior a R$ 1 milhão em bitcoin, moeda virtual que pode ser convertida em moeda corrente.

De acordo com o delegado Thiago Albeche, o suspeito enviava e-mails em massa para diversos possíveis alvos. A mensagem informava que o computador da vítima havia sido invadido e sobre um suposto roubo de informações, como senhas e fotos. O criminoso então passava a exigir valores em criptomoedas sob ameaça de divulgar o conteúdo supostamente hackeado.

“O hacker encaminhava mensagens dizendo que havia obtido informações sensíveis, especialmente fotos íntimas. O e-mail era enviado, com ameaças, pedindo o pagamento dos criptoativos como forma de não divulgar esses conteúdos que ele [criminoso] supostamente tinha”, declarou o titular da Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos e Defraudações do Deic à Rádio Guaíba.

Ainda conforme o policial, os agentes também cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa de um segundo alvo, suspeito de ter emprestado contas bancárias ao hacker para possibilitar a conversão dos bitcoins em moeda corrente.

Na casa do preso foram apreendidos aparelhos eletrônicos, uma arma com numeração raspada, drogas, anabolizantes e uma moto. Também foram realizados o sequestro de bens e o bloqueio de contas bancárias e de carteiras de bitcoins junto às empresas administradoras de criptoativos.