Sem acordo com a produtora Rompecabezas, a Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) decidiu, nesta quinta, não participar da edição de 2023 da Noite dos Museus, prevista para 20 de maio, em Porto Alegre. Com isso, o evento não vai poder contar com as estruturas do Museu Júlio de Castilhos, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS), Casa de Cultura Mario Quintana e Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. De acordo com a Sedac, os locais terão horário de funcionamento normal no dia da realização do evento. Em 2022, a Noite dos Museus envolveu 20 instituições e atraiu 180 mil pessoas.
A Pasta informou que, apesar das tratativas encaminhadas, a produtora não concordou em ampliar a estrutura física e as equipes disponibilizadas, consideradas incompatíveis com a segurança e a manutenção das instituições. Outros equipamentos de porte também já optaram por não participar da próxima edição, como o Farol Santander. A Fundação Iberê já não havia participado da edição de 2022 por motivos semelhantes ao da Sedac, conforme ressaltou à época o superintendente Emilio Kalil.
A Sedac alega que, para além de uma ação cultural, a Noite dos Museus adquiriu ao longo dos anos um caráter urbano que ampliou a popularidade do evento, viabilizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do governo federal. Em nota, a Secretaria apontou que a iniciativa resulta em “um afluxo de pessoas incompatível com a estrutura de muitos dos equipamentos culturais participantes”.
Para 2023, a Sedac solicitou, entre outras medidas, controle de acesso mediante retirada de ingressos gratuitos para evitar a superlotação dos espaços, inclusive na área externa, contratação de reforço das equipes de segurança e de limpeza e contratação de banheiros químicos para as imediações dos museus.
A Sedac também solicitou o encerramento das atividades às 22h, e não à meia-noite, como previsto pela produção.
A Secretaria salienta, por exemplo, que apesar de, na edição anterior, o Margs ter controlado o fluxo de entrada e da quantidade de visitantes simultâneos, foram registradas pichações e péssimas condições de higiene dentro dos banheiros do museu. O episódio demonstra, conforme a Pasta, que o evento não oferece estrutura e organização suficientes para a gestão de público e fila, além de equipe de monitores e seguranças suficiente para atender a necessidade de operação dentro e fora das instituições.
A Sedac também cita que outras intercorrências geraram prejuízos materiais a museus e galerias no ano passado, resultando em insatisfação das pessoas que, pelo excesso de público, não conseguiam participar das atrações musicais dentro das instituições.
Na noite desta quinta, a assessoria da Noite dos Museus e a produtora Rompecabezas emitiram nota esclarecendo que a edição de 2023 segue mantida, em 15 locais da capital. O comunicado lamenta a decisão da Sedac e cita que o evento vinha “tentando, dentro das possibilidades, atender as demandas apresentadas pelas instituições”. A organização e a Rompecabezas também dizem esperar que, no futuro, seja possível retomar a parceria.
Veja o texto, na íntegra:
“O Noite dos Museus lamenta profundamente a saída das instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) da edição 2023 do evento e o posicionamento da pasta. Desde o surgimento do projeto, mantivemos a mesma postura, aberta ao diálogo com os equipamentos culturais participantes, e tentando, dentro das possibilidades, atender as demandas apresentadas pelas instituições. O evento, que estreou em Porto Alegre em 2016, foi abraçado pela comunidade da capital desde o seu surgimento, recebendo, a cada ano, um número maior de público e também de instituições participantes. Desde então, o Noite dos Museus é construído em parceria com os equipamentos culturais públicos e privados e com a população de Porto Alegre que se mobilizou para ocupar não só os museus, mas também as ruas e os espaços públicos da capital.
Apesar da decisão da Sedac, a sétima edição do Noite dos Museus segue confirmada para o dia 20 de maio. Assim como nos anos anteriores, o evento abrirá diferentes espaços culturais da capital para visitação gratuita e em horário inusitado, das 19h à meia-noite, com atividades que unem artes visuais, música e performances cênicas. Estão confirmados 15 espaços participantes: o Centro Cultural da UFRGS, o Centro Histórico Cultural da Santa Casa, a Cinemateca Capitólio, o Espaço Força e Luz, a Galeria de Arte do DMAE, o Goethe-Institut, o Museu da Brigada Militar, o Museu da UFRGS, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Militar do Comando Militar do Sul, o Paço Municipal de Porto Alegre, o Palácio Piratini, a Pinacoteca Ruben Berta, o Planetário da UFRGS e o Theatro São Pedro. A programação completa será divulgada em breve.
Esperamos que, no futuro, seja possível retomar a parceria com a Sedac para que as instituições vinculadas à pasta voltem a participar do evento, ampliando, mais uma vez, a oferta de visitação ao público de Porto Alegre.
Equipe Noite dos Museus e Rompecabezas”