Mesmo com previsão de chuva, capital mantém no sábado, com passe livre, Dia D da vacinação contra a gripe

Até agora, 17,8% dos grupos prioritários se vacinaram. Meta é atingir 90%

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Mesmo com a previsão de chuva forte, segue mantida a realização do Dia D da campanha de vacinação contra a gripe Influenza, no sábado, 6 de maio, em Porto Alegre. Na data, postos de saúde ficarão abertos de forma extraordinária para a vacinação e os ônibus vão circular com passe livre para facilitar o deslocamento da população. A imunização vai ser oferecida em 115 locais.

Nacionalmente, o Ministério da Saúde permitiu que cada município defina a data do dia D. A Secretaria Estadual da Saúde (SES), em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/RS), pactuou a realização da campanha em 6 de maio, e a capital confirmou a data.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em Porto Alegre, o público-alvo é de 717 mil pessoas, sendo que 17,8% já se vacinaram. O grupo que mais recebeu a imunização até agora é o dos idosos, com cobertura de 32,29%.

A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, que, além dos idosos com 60 anos ou mais, abrangem os profissionais de saúde, indígenas, quilombolas, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e com deficiência permanente a partir de seis meses de idade, professores do ensino básico e superior e trabalhadores do transporte coletivo.

O RS vem registrando queda na procura pela vacina contra a gripe Influenza. Nos últimos cinco anos, apenas em 2020 os municípios alcançaram a meta de ao menos 90% de cobertura, sendo que o ano passado teve o menor índice na série histórica, com 65,2%.