O mercado de consórcio brasileiro contabilizou quase 1 milhão de novas cotas de consórcio no primeiro trimestre, totalizando R$ 68,95 bilhões de negócios, valor 4,8% maior que os R$ 55,24 bilhões firmados no mesmo período do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) e revelam que no período, as contemplações cresceram 21,1%, em relação ao intervalo entre os meses de janeiro e março de 2022, e somaram R$ 19,22 bilhões.
De acordo com a Abac, o total de adesões nos três primeiros meses deste ano teve como destaque o crescimento da procura por veículos pesados (+32,7%) e imóveis (+22%). Já o total de novas vendas ficou distribuído nos segmentos de veículos leves (393,75 mil), motocicletas (324,9 mil), imóveis (166,15 mil), veículos pesados (70,9 mil), eletroeletrônicos (31,4 mil) e serviços (12,3 mil).
Para o presidente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi, os resultados comprovam a “consolidação do sistema de consórcios como a melhor alternativa para aqueles que planejam suas aquisições individuais, familiares, profissionais ou empresariais”.
PARTICIPANTES
Em março, o volume de participantes ativos no setor de consórcios atingiu 9,5 milhões, quantidade 11,4% superior aos 8,5 milhões do mesmo mês do ano passado. A Abac destaca que o resultado mantém a tendência de alta iniciada em janeiro do ano passado, sem nenhuma retração nos últimos quinze meses.
De 2014 a 2022, os totais trimestrais de participantes, mesmo tendo assinalado oscilações, sempre tem apresentado viés de alta em relação aos fechamentos observados nos meses de dezembro de cada ano. O volume no terceiro mês deste ano chegou a 9,5 milhões de consorciados.
(*) com R7, Jornal Correio do Povo