O indicador antecedente da Boa Vista de Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo território nacional, encerrou o mês de março com alta de 0,9%, e no primeiro trimestre deste ano um aumento de 0,7% a frente dos resultados verificados no último trimestre de 2022.
O indicador apontou alta de 1,1% em comparação a março do ano passado e de 0,3% em relação ao primeiro trimestre de 2022. Na análise de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, houve uma aceleração do crescimento, de 1,5% para 1,7%.
“O indicador de varejo começou o ano crescendo de forma tímida, como já era esperado. A aceleração do crescimento no resultado acumulado em 12 meses pode até chamar atenção, mas isso tende a ser algo pontual, tanto que nos próximos meses já devemos começar a ver uma desaceleração dessa curva. Esse ano deve ser mais um período difícil para os varejistas porque eles sentirão mais uma vez o impacto da inflação e dos juros altos sobre seus negócios. Do lado do consumidor, a taxa de desemprego voltou a subir e o crédito está mais difícil de acessar, dois fatores que também deverão pesar sobre o consumo”, diz o economista da Boa Vista, Flávio Calife.