AL aprova nome de Leonardo Busatto para o BRDE

Indicação do novo presidente do Banrisul ainda não chegou à Comissão de Finanças

Foto: Cesar Lopes/Arquivo/PMPA

A Assembleia Legislativa aprovou, com 49 votos favoráveis, nesta terça-feira, a indicação do ex-secretário da Fazenda, Leonardo Busatto, por parte do governador Eduardo Leite, para uma das cadeiras que cabem ao Rio Grande do Sul na diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O PSol, com dois deputados estaduais, optou por se abster na votação. No entanto, pelo regimento da Casa não há abstenção considerada nesse tipo de votação. Por isso, a aprovação, oficialmente, acabou sendo considerada unânime.

Na semana passada, o principal nome entre os indicados, o ex-governador Ranolfo Vieira Junior, já havia sido chancelado pelos parlamentares para ocupar a outra vaga. O ex-governador vai assumir a presidência do BRDE, que é rotativa entre os estados da região, quando a vaga retornar ao RS. Busatto teve o nome aprovado pela Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle no último dia 20.

O Plenário já havia aprovado também as duas indicações para o Badesul. O ex-secretário de Planejamento, Governança e Gestão Cláudio Gastal, para o cargo de diretor-presidente, e José Luís da Silva Nunes como diretor banco de fomento.

Quanto ao nome de Fernando Lemos, que vai substituir Cláudio Coutinho à frente do Banrisul, não há previsão para a apreciação da indicação. Conforme a deputada Patrícia Alba (MDB), que preside a Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, ainda não chegou ao colegiado a indicação, que precisa ser aprovada antes de encaminhar ao Plenário.