Barco construído em comemoração ao Descobrimento do Brasil é a atração deste feriado em Rio Grande

Em Porto Alegre, visitação gratuita acontece no próximo sábado e domingo

Conhecido como Embaixada Flutuante, navio tem 76 metros de comprimento | Foto: Matheus Piccini

O navio-veleiro Cisne Branco, que foi construído para comemorar os 500 anos do Descobrimento do Brasil, pode ser visitado nesta segunda-feira, das 13h às 17h, na Estação Naval de Rio Grande. Neste ano, a embarcação vai viajar todo o país.

Em Itajaí (SC), o navio acompanhou a largada da regata Ocean Race. De Rio Grande, o Cisne Branco irá viajar até Porto Alegre, onde atraca na próxima quinta-feira. A visitação gratuita será no sábado e no domingo, das 10h às 18h, no Cais Mauá.

Conforme o tenente da Marinha, Luiz Teixeira, o ar de antiguidade e as viagens mar adentro fomentam a mentalidade marítima na população. Ele afirma que a embarcação tem ar de antiguidade, trazendo um pouco de história.

Em 1999, o navio construído na Holanda, era lançado nas águas do Rio Tejo, em Portugal, para que fizesse o mesmo trajeto de Pedro Álvares Cabral. Ele foi incorporado à Marinha do Brasil em 2000. O navio tem 76 metros de comprimento, 10 metros de largura e um calado de 4,8 metros. A tripulação é composta por 42 militares e a propulsão é a diesel e a vela. Ele retrata uma embarcação do século 19.

Visitação pública ao navio veleiro Cisne Branco

Local: Cais Mauá, Av. Mauá, 1.050 – Centro Histórico – Porto Alegre
Data e horário: sábado (5) e domingo (6), das 10h às 18h
Entrada: gratuita