Preços ao produtor têm queda de 0,66% em março, revela IBGE

Indicador atingiu segundo menor resultado para um mês de março desde 2014

Crédito: Getty Images/Blend Images

A chamada evolução de preços de “porta de fábrica”, sem impostos e fretes, encerrou o mês de março com uma queda de 0,66%, comparada com fevereiro. O Índice de Preços ao Produtor (IPP), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atingiu o segundo menor resultado para um mês de março na série histórica iniciada em 2014.

Em fevereiro, os preços tinham caído 0,29% frente ao mês anterior, enquanto em março de 2022, o IPP teve queda de 3,12%. O resultado acumulado do IPP nos 12 meses até março chegou a 2,32%. Em 12 das 24 atividades acompanhadas pelo IPP houve queda de preços em março. O IPP da indústria é formado por dois índices: o da indústria de transformação e o da indústria extrativa.

A taxa na indústria de transformação teve queda de 0,73% em março, ante baixa de 0,45% em fevereiro (dado revisado de queda de 0,47%). Já o IPP da indústria extrativa teve alta de 0,68% em março, após queda de 3% em fevereiro, mesma taxa anunciada em edição anterior do IPP, não tendo sofrido revisão.