A Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF-RS), da Confederação Nacional do Comércio e divulgada pela Fecomércio-RS, atingiu a marca de 83,8 pontos em abril, uma queda que interrompe uma série de seis altas seguidas. Na comparação com abril de 2022, o resultado representou uma alta de 6,8%. O ICF se encontra abaixo dos 100 pontos desde abril de 2015.
Na comparação com o mês anterior, a maioria dos subindicadores apresentou queda, com exceção para o Nível de Consumo Atual, que cresceu 0,5%, e o indicador que reflete a segurança no emprego (Emprego Atual), que ficou estável (0,1%). Na comparação com o mesmo período do ano anterior, todos os indicadores apresentaram elevação à exceção da Perspectiva Profissional, que teve queda de 34,0%.
“Nos últimos meses, o ICF estava crescendo, mas desacelerando. Em abril, houve um recuo. Vamos esperar para ver se isso se confirma como uma tendência ou se apenas se trata de um processo de acomodação em torno do atual patamar”, comentou Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS.
ACESSO AO CRÉDITO
O mercado de trabalho apresentou sensível melhora nos anos de 2021 e 2022, especialmente na região Sul, onde as taxas de desocupação estão em patamares historicamente baixos. Entretanto, nos últimos meses há evidências que o mercado de trabalho tem perdido ficado restritivo nas contratações, o que não significa, necessariamente, um quadro de piora quanto à empregabilidade.
O único indicador que parece se descolar da conjuntura é o que reflete a percepção de facilidade ao Acesso a Crédito. Apesar da taxa de juros elevada, da redução do ritmo das concessões, e da alta inadimplência, o indicador apresenta-se num patamar 12,2% superior ao verificado no mesmo período do ano passado e é o que se encontra mais próximo dos 100 pontos, apesar da redução ocorrida em abril.
O indicador de Intenção de Consumo é um indicador antecedente das vendas do comércio varejista e de serviços voltados às famílias. O quadro atual mostra que o consumidor deve continuar mantendo uma postura cautelosa, o que aumenta o esforço de lojistas e prestadores de serviços.