Empresas brasileiras dedicaram, em média, 9% da receita a gastos e investimentos em tecnologia da informação (TI) em 2022. É o que aponta a 34ª Pesquisa do Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas elaborada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGVcia), para quem o indicador subiu 6% anualmente nos últimos 35 anos, passando de 1,3% em 1988 para 7,4% em 2013 e chegando aos atuais 9% em 2022.
O levantamento foi realizado com 2.660 empresas de médio e grande portes, que atuam nos setores de serviços (51%), indústria (38%) e comércio (11%), mas não traz o valor dos investimentos e gastos em tecnologia referente à toda a base pesquisada.
De acordo com a consultoria IDC Brasil, os investimentos em tecnologia e telecomunicações no país somaram R$ 411, 3 bilhões (US$ 76,2 bilhões na cotação do dólar usada pela IDC) em 2022 e a expectativa é de avanço de 5% em 2023 para R$ 431,8 bilhões (US$ 80 bilhões).