Resíduos sólidos são trocados por alimentos em Rio Grande

Iniciativa acontece por meio do Plastitroque realizado pela Braskem

Crédito: Jefferson Bernardes/Divulgação

A cidade de Rio Grande receberá pela segunda vez uma edição do Plastitroque, iniciativa da Braskem para conscientização ambiental e descarte adequado de resíduos sólidos. Através do programa, resíduos sólidos se transformam em alimentos. A ação acontecerá até a próxima sexta-feira, 28, na EMEF Ramiz Galvão. Até agora, foi arrecadado 1,6 tonelada de plástico e todo esse material será destinado à Cooperativa Santa Rita. Dessa forma, além de fazer o descarte correto, será possível ajudar os trabalhadores da reciclagem a terem mais renda.

No ano passado, o Plastitroque 4.028,82 quilos de resíduos sólidos, que foram trocados por alimentos em escolas públicas. No total, foram distribuídos 1.208 kits de alimentos, compostos por itens como leite, achocolatado, arroz, feijão, entre outros, totalizando 6,17 toneladas, além da entrega de brindes que incluíram suportes para celular, copos, squeezes, fones de ouvido ou caixas de som bluetooth. A ação aconteceu em quatro cidades gaúchas: Rio Grande, Nova Santa Rita, Triunfo (duas edições) e Porto Alegre, beneficiando 1.267 jovens e seis cooperativas de reciclagem.

No Plastitroque, garrafas plásticas, sacolas, tampinhas, embalagens de produtos de limpeza, higiene e alimentos são pesados e convertidos em plasticoins. Os plasticoins são trocados por kits com alimentos. Cada 900 gramas de resíduos, por exemplo, equivale ao kit 1 (1 kg de arroz, 1 kg de feijão, 1 achocolatado em pó, 1 litro de leite e 1 gelatina) e 1,5 kg de resíduos ao kit 2 (2 kg de arroz, 1 kg de feijão, 1 achocolatado em pó, 2 litros de leite e 2 gelatinas).