Receita Estadual lança aplicativo para pequenas e médias empresas

Aplicativo beneficiará mais de 200 mil pequenas e médias empresas gaúchas do Simples Nacional

Foto: Robson Guedes/Ascom Sefaz

A Receita Estadual lançou nesta terça-feira, na Capital, o APP Minha Empresa, uma solução digital que beneficiará mais de 200 mil pequenas e médias empresas gaúchas do Simples Nacional. A ferramenta oferece acesso a gráficos e indicadores para gestão da empresa, e é o primeiro modelo desenvolvido no Brasil com essa finalidade. O sócio poderá acompanhar as operações de compras e vendas, ver seu relacionamento com clientes e fornecedores, identificar as maiores aquisições e vendas de produtos, a partir de senha “gov.br” vinculada ao CNPJ, o que garante a confiabilidade e a segurança das informações.

O anúncio do aplicativo faz parte da apresentação das 30 medidas prioritárias da gestão para os próximos anos e integra a agenda de medidas anunciadas durante o 1º Seminário Fiscal-Tributário Sefaz-RS: Receita Digital e um olhar sobre a Reforma Tributária”, realizado nesta quarta e quinta-feira no Teatro do Sesi, na Fiergs, em Porto Alegre. Conforme o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, são dados que o Estado possui e que grandes empresas contam com uma estrutura para gerir, mas que agora podem ser acessados por empresas menores sem custos a partir de um celular.

Pereira afirma que o aplicativo, desenvolvido a partir de debates com o Sebrae, simboliza o objetivo de entregar cada vez mais serviços que geram valor para a sociedade. “No médio prazo, o objetivo é disponibilizar uma versão com a declaração pré-preenchida das operações”, destaca. A secretária da Fazenda, Pricilla Santana, reforça a importância da ferramenta. “O Minha Empresa é a materialização desse trabalho de fornecer informações que transformem os negócios e impulsionem o desenvolvimento econômico”, explica.

Durante o seminário, ocorreu a apresentação do Receita 2030+, que determina novas medidas para os próximos quatro anos. Conforme a Receita Estadual, o conceito por trás das 30 medidas de modernização tributária é o de gerar valor público para a sociedade por meio da entrega de uma receita digital, o que significa que as novas tecnologias e tendências possam ser usadas em prol da simplificação, produzindo impacto real para a vida das pessoas.

O secretário extraordinário da Reforma Tributária no Ministério da Fazenda, Bernard Appy, também participou do primeiro dia de evento. Em palestra magna, ele tratou do tema Reforma Tributária Nacional e explicou a importância da aprovação das PECs 45/2019 e 110/2019 para diminuir a burocracia tributária brasileira. “A reforma é importante porque o nosso sistema de tributos indiretos, a tributação que temos na produção e consumo de bens e serviço no Brasil, tem efeitos muito negativos para o crescimento da economia brasileira e inclusive efeitos negativos do ponto de vista distributivo”, afirma.