Prédio residencial mais sustentável do Brasil está em Porto Alegre

Conceito de construtora gaúcha será apresentado na próxima reunião do G20

Crédito: Diego Iarre/Divulgação

Na próxima reunião do G20, grupo dos países industrializados e emergentes, o projeto do Idea Bagé será apresentado como solução à crise energética, um modelo de empreendimento a ser seguido por seus atributos de sustentabilidade desde a construção até o dia a dia dos moradores. O Idea Bagé, conceito da incorporadora gaúcha Capitânia, foi selecionado pelo GBC da Índia (que preside a certificadora presente em 76 países), entre os 100 empreendimentos mundiais considerados avançados em termos de sustentabilidade.

“O projeto foi destacado pelos seus atributos sustentáveis”, explicou o CEO do Green Building Council Brasil (GBC), Felipe Faria, ao entregar à incorporadora Capitânia, a placa de certificação platina, a mais elevada do GBC, aos sócios Renato Turquenich (arquiteto) e Mauro Touguinha de Oliveira (engenheiro). Com a certificação, o Idea Bagé se torna o primeiro empreendimento residencial do Brasil a receber o selo platina.

Agora o Idea Bagé é o prédio residencial mais sustentável do Brasil. Com 14 apartamentos, o empreendimento foi construído com foco na redução dos gastos com sua manutenção (água, aquecimento e energia) reunindo várias tecnologias que geram valorização patrimonial.

Renato Turquenich contou que o Idea Bagé atingiu 91 dos 110 pontos possíveis de análise por aliar tecnologia, automação e internet das coisas, com identificadores sustentáveis exclusivos: sistemas de painéis fotovoltaicos com capacidade de gerar toda a energia elétrica necessária para manter a área condominial e ainda abastecer em todos de 30% dos apartamentos. Sua fachada é térmica e auto-limpante e a água da chuva e dos aparelhos de ar-condicionado é coletada e utilizada para irrigação.