Petrobras tem assembleia geral de acionistas nesta quinta

Entre os pontos da pauta está o reajuste da  remuneração fixa dos diretores da companhia em 43,9%

Foto: Shutterstock / Divulgação / CP Memória

A Petrobras realiza, a partir das 13h desta quinta-feira (27), a Assembleia Geral Ordinária (AGO) de acionistas para eleger oito novos membros do colegiado, que tem 11 assentos. Além da renovação dos conselheiros, obrigatória em função da troca de um deles, outros sete itens estão na pauta. Entre eles, o reajuste da  remuneração fixa dos diretores da companhia em 43,9%, fruto da variação do INPC entre 2013 e 2022.

O encontro de hoje também poderá alterar, a partir da nova diretoria, as orientações a política de distribuição de dividendos, e de investimentos. No ano passado, a Petrobras pagou mais dividendos do que a soma de todas as outras empresas listadas na Bolsa de Valores, chegando a R$ 194,6 bilhões, um salto em relação a 2021, quando pagou R$ 72,7 bilhões. A empresa também fez uma distribuição extraordinária para reforçar as receitas do governo, que totalizaram R$ 55,8 bilhões em 2022.

Este resultado foi provocado pelas cotações do petróleo no primeiro semestre do ano passado acima dos US$ 100. Analistas esperam uma mudança de rota, principalmente pelas cotações do dólar e do barril de petróleo, que pelo menos até agora operam próximo dos US$ 80, fazendo o rendimento das ações cairem algo próximo dos 40%.