O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou, nessa quarta-feira, a nomeação de 355 agentes penitenciários, 43 agentes penitenciários administrativos e 33 técnicos superiores penitenciários (TSP), somando 431 novos servidores para o quadro da Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe). Antes de assumirem as funções, eles passarão por um Curso de Formação Profissional, com aulas presenciais e à distância, e ainda sem previsão de início.
Essa é a primeira chamada para os cargos de agente penitenciário e agente penitenciário administrativo do concurso realizado em 2022. Em relação aos TSPs, 72 deles já haviam sido nomeados a partir desse mesmo certame. Pela primeira vez, houve vagas para ciências da computação, terapia ocupacional, estatística, educação física, pedagogia, arquitetura e engenharias diversas, entre 18 especialidades. A reserva de vagas para candidatos transexuais é outra novidade, tornando o Rio Grande do Sul pioneiro em adotar a medida.
O superintendente da Susepe, Mateus Schwartz, afirmou que a recomposição do quadro funcional está entre as prioridades da atual gestão. “Com essa convocação, também teremos capacidade de atender a demandas imediatas com a abertura de novas casas prisionais prevista para este ano, como é o caso da nova Cadeia Pública de Porto Alegre, da Penitenciária de Charqueadas II, do Módulo de Segurança Máxima da Pasc e da ampliação da Penitenciária de Canoas”, detalhou.