A principal data do varejo no ano, o Dia das Mães, deverá trazer esperança para os lojistas da capital. Conforme pesquisa do Sindilojas Porto Alegre sobre hábitos de consumo para a data, a data deverá movimentar este ano cerca de R$ 486 milhões na economia da capital. Uma variação para mais de R$ 104 milhões em relação ao ano anterior, para um ticket médio do presente de R$ 280,00, cerca de R$ 15,00 a mais que em 2022.
Os dados indicam que 66% dos entrevistados presentearão suas mães, ou esposas (19,4%), uma queda de 2,3% em relação ao ano de 2022. As filhas ocupam o terceiro lugar com 14%, um aumento de 1,7% em relação a data no ano anterior, subindo da quarta para a terceira posição. A curiosidade fica por conta das sogras, que ocupavam o terceiro lugar até o ano passado, e caíram para o quinto neste ano, saindo de 13,7% para 6,0% na lista de quem pretende ser presentado, ficando atrás das filhas e avós.
Na lista de produtos preferidos, os consumidores pretendem dar de presente itens como roupas, que lidera a lista com 31,1% das intenções, seguida pelo grupo de perfumaria/cosméticos/produtos de higiene (26%) e calçados (10,9%). A curiosidade é que estes itens se repetem na lista de desejos das mães, com as seguintes proporções: Roupas (24,6%), perfumaria/cosméticos/produtos de higiene (20,8%) e calçados (15,4%).
Todas essas opções foram mais citadas neste ano em comparação ao ano de 2022, quando roupas tinham 19,5%, perfumaria/cosméticos/produtos de higiene, 16,1% e calçados, 12,7%. Presentes tradicionais como flores e chocolates também se mantem em alta. Ambas categorias cresceram em relação ao ano passado, saindo de 8,9% para 9,4% e de 4,0% para 7,7% respectivamente.
Houve um salto na intenção de usar o dinheiro como meio de pagamento. Em 2022, 32,0% dos entrevistados pretendiam usar o dinheiro como forma de pagar suas compras. Já em 2023, 43,7% dos consumidores usarão o dinheiro como meio principal de pagamento. A modalidade a vista é preferida entre os consumidores, com 74,9% (soma do pagamento em dinheiro, à vista no débito e Pix) da preferência em relação ao crédito. Destacamos a subida do Pix de 9,4%, em 2022, para 14,6% na preferência do consumidor como meio de pagamento.
LOCAL DE COMPRA
Sobre o local das compras para a data, é possível destacar o crescimento da busca por lojas de ruas. A pesquisa revela que 65,4% dos consumidores pretendem realizar as compras no comércio de rua. No ano passado, este dado correspondeu a 54,4%. Lojas de Shopping deve ter um movimento muito próximo ao de 2022, com uma leve oscilação, saindo dos 40,6%, em 2022, para os 40,3% neste ano.
Já para as compras no varejo online, este ano aponta para 15,1% das buscas neste canal, uma queda em frente aos 16,9% de 2022. Para os que citaram que devem efetuar as compras via online, o uso do App lidera com larga vantagem para as demais opções, ocupando a preferência de 70% das pessoas. Depois aparecem sites, Facebook e WhatsApp.
Os dados nos indicam que a movimentação ainda é baixa e deve aumentar nos próximos dias. Apensas 2,3% dos consumidores já realizaram suas compras. O pico da busca por presentes deve se dar na semana anterior ao dia – que neste ano ocorre em 14 de maio – de acordo com 55% dos entrevistados. Outro momento de grande busca por presentes são os 15 dias anteriores à data (26,9%).