Indústria calçadista comemora 74 anos

Calçados Bibi tem uma rede é composta por mais de 150 lojas, sendo 19 operações fora do Brasil

Crédito: Divulgação

Com uma história marcada pelo pioneirismo e inovação no segmento infantil do setor calçadista, a Calçados Bibi completa 74 anos. Atualmente, a rede é composta por mais de 150 lojas, sendo 19 operações fora do Brasil, em países como Peru, Equador, Guatemala e Chile, além de atuar em mais de 3,5 mil multimarcas e disponibilizar um canal de e-commerce próprio aos clientes. Além disso, a empresa conta com uma fábrica em Parobé (RS) e outra em Cruz das Almas (BA), que juntas empregam 1,2 mil funcionários.


A Bibi foi criada em Parobé, no Rio Grande do Sul, por Albino Eloy Schweizter. Hoje, quem comanda o negócio é a terceira geração, tendo como presidente a neta de Schweizter, Andrea Kohlrausch. Com calçados tecnológicos e de alta qualidade, a marca produz cerca de 2,6 milhões de pares por ano, dos quais 41% são vendidos para lojas multimarcas, 38% são colocados no mercado em lojas próprias e franquias e 21% são exportados para mais de 60 países.

Além da forte presença no mercado calçadista, a marca se orgulha por suas atitudes junto ao meio ambiente, ao mercado brasileiro e à sociedade, levando em conta quesitos como gasto de energia, nível de poluição, descarte de resíduos, além da relação com funcionários, a comunidade e principalmente para as crianças, que são o foco da marca. Vários movimentos da Bibi expressam a importância da empresa no cenário nacional de calçado infantil, com ênfase nos compromissos firmados pelo grupo com base na agenda ESG, nos âmbitos social, econômico e ambiental, que devem ser colocados em prática até o ano de 2030. A rede também é a primeira calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social.

Em 2022, a marca também repaginou a sua comunicação. “Fazer o bem, um passinho por vez” é o novo posicionamento que mostra o foco total da calçadista em criar produtos para as crianças, mostrando que quando você faz o bem para os pequenos, faz o bem para o mundo, além de explorar ainda mais a preocupação com a sustentabilidade. Toda a elaboração foi pensada para fomentar atitudes e valores positivos desde a infância.