Com as exportações de calçados tendo iniciado no final da década de 1960, o setor se ressentia de não ter uma organização que lutasse pelos seus interesses. Foi então que, em 1983, um grupo de 29 calçadistas gaúchos, cientes da necessidade de ter uma entidade que unisse o setor e fortalecesse seus pleitos junto aos poderes públicos, principalmente no fomento da exportação, criou a Associação das Indústrias de Calçados do Rio Grande do Sul (Adical), que este ano completa seus 40 anos.
Sediada em Novo Hamburgo/RS, a organização logo sentiu a necessidade de representar a indústria em nível nacional, já que se desenvolviam polos calçadistas em outras partes do País, principalmente em São Paulo (Franca e Birigui). Sete anos depois de sua criação, a Adical tornaria-se nacional, sob o nome de Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que representa mais de 4 mil empresas que empregam, diretamente, mais de 300 mil pessoas que produzem mais de 840 milhões de pares anualmente.
Acompanhando o crescimento do setor, que no final dos anos 1980 chegou a exportar 170 milhões de pares. Na década de 1990, o Brasil vivia um ótimo momento para a exportação de calçados, o que não ocorria no mercado interno, que sofria com os efeitos da inflação. Apesar do bom momento, foi nos anos 1990 que a produção brasileira também passou a ser ameaçada pelo crescimento da China enquanto player calçadista. Em 1993, o Brasil bateu recorde, mantido até hoje, na exportação de calçados: mais de 200 milhões de pares.
INTERNACIONALIZAÇÃO
Os anos 2000 foram intensos para o setor calçadista brasileiro. Foi quando a Abicalçados e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinaram o primeiro convênio criar um programa de apoio às exportações do setor que subsidiasse com recursos financeiros e desse suporte para empresas que desejavam iniciar ou até mesmo ampliar suas exportações. O primeiro convênio, que cobria o biênio 2001-2002 investiu mais de R$ 6,5 milhões em ações de promoção comercial para o calçado nacional no exterior, dando origem ao Brazilian Footwear.
Lançada oficialmente em 2022, a Brazilian Footwear Show – BFSHOW – nasceu de uma demanda da indústria e do varejo de calçados visando a otimização de custos, transparência e o foco em negócios. A nova feira, que ocorrerá duas vezes ao ano, para lançar coleções de Primavera-Verão e Outono-Inverno, segue uma tendência internacional das maiores feiras setoriais, caso da Micam Milano, que é promovida pela associação de calçadistas italianos, a Assocalzaturifici.