Aprovada na AL indicação de ex-governador do RS para o BRDE

Deputados aprovaram ainda duas outras indicações para cargos de diretoria do Badesul

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Como esperado, a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira, as indicações feitas pelo governador Eduardo Leite (PSDB) para o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e para o Badesul.

Principal nome entre os indicados, o ex-governador Ranolfo Vieira Junior teve o nome chancelado pelos parlamentares para ocupar uma das duas vagas pertencentes ao estado no banco de desenvolvimento da região Sul. Ranolfo, com isso, vai assumir a presidência do BRDE, que é rotativa entre os três estados, assim que a vaga retornar ao Rio Grande Sul.

Indicado para a segunda vaga na diretoria do banco, o ex-secretário da Fazenda, Leonardo Busatto, vai ter o nome apreciado pelos deputados na semana que vem. Na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, o nome de Busatto já recebeu aval, no último dia 20.

Os parlamentares ainda aprovaram os dois outros projetos de decreto legislativo com indicações para o Badesul: o ex-secretário de Planejamento, Governança e Gestão Cláudio Gastal, vai ser o diretor-presidente, e José Luís da Silva Nunes, o diretor do banco de fomento.

Nesta terça, Eduardo Leite também formalizou a indicação do advogado Fernando Lemos para presidir o Banrisul, em substituição ao economista Cláudio Coutinho. Lemos deve voltar à função, que já exerceu entre 2003 e 2010, depois que também tiver o nome aprovado pela Assembleia.