Policiais começaram a investigar estranhas ocorrências no sul de Londres: ladrões de árvore. Os casos são tão bizarros que a polícia demorou a crer que realmente se tratava da ação de criminosos: até o momento, vegetais de lojas, ruas e memoriais já foram levadas pelos suspeitos.
Segundo registros e flagrantes de vídeos, os criminosos preferem os horários de amanhecer e anoitecer para entrar em ação.
No caso mais recente, no domingo (16), o ladrão escavou uma árvore de rua, colocou em um carrinho de mão e foi embora.
Um morador que testemunhou a ação disse ao jornal MyLondon que a árvore levada fora plantada muito recentemente pelo conselho administrativo local.
No dia 10, uma árvore semelhante — da espécie conhecida como “fotinia de ponta vermelha” (Photinia × fraseri) — fora levada de uma região próxima.
O jornal afirmou que o vegetal vale cerca de 200 libras esterlinas (R$ 1.220, no câmbio atual), embora não seja possível saber se o motivo dos roubos é financeiro.
Em outro caso, um morador filmou um suspeito roubando uma planta na frente da casa de um vizinho. O ladrão fugiu e deixou o vegetal para trás.
Não se sabe ao certo quantos roubos do tipo foram praticados, mas um levantamento do jornal The Times aponta para mais de 10. Os crimes já vitimaram calçadas, memoriais públicos e até lojas de plantas, o que torna a série de crimes ainda mais bizarra.
Como resultado, a polícia intensificou a patrulha próxima de áreas atingidas por crimes do tipo, e moradores passaram a proteger melhor as plantas que possuem.
“Embora nenhum relatório tenha sido recebido do Conselho de Lambeth sobre o assunto, os oficiais estão fazendo investigações para tentar identificar um contato relevante no conselho para determinar se eles gostariam de prosseguir com o assunto como um crime”, disse um porta-voz do conselho da região sul de Londres.
Já a polícia, confirmou ter recebido uma “série de ocorrências”, sobre roubo de árvores e plantas “nas últimas semanas”, e continuará investigando.