Estudantes brasileiros conquistam oito prêmios em mundial de robótica nos EUA

Equipes brasileiras tiveram maior delegação e melhor desempenho até hoje em mundiais da modalidade

Foto: Cesar Lopes / PMPA / Divulgação / Rádio Guaíba

O Brasil teve a sua melhor participação em mundial de robótica educacional. Equipes brasileiras conquistaram oito prêmios, além de ter a maior delegação, desde que começou a participar, formada por 110 estudantes. Todo esse empenho foi verificado no importante torneio First Championship, que celebra ciência, tecnologia e atividade comunitária. O evento, realizado de 19 a 22 de abril, em Houston (EUA), mobilizou mais de 15 mil competidores de 50 países. A disputa reconhece o trabalho de alunos, entre 6 e 19 anos, que, em equipes, devem construir e operar robôs, além de desenvolver projetos de ciência e tecnologia para a comunidade.

As equipes 7565 Robonáticos, de São Paulo (SP), e a 1156 Under Control, de Novo Hamburgo (RS), conquistaram o Engineering Inspiration Award, um dos prêmios de maior prestígio da competição. Com isso, ambas têm vaga garantida no próximo mundial e terão patrocínio da Nasa para estarem novamente no torneio. Bruno Ósio, da equipe 1772 TrailBlazers, de Gravataí (RS), foi o primeiro brasileiro a conquistar o Dean’s List na etapa mundial. Só 10 competidores receberam esse reconhecimento individual.

Do grupo gaúcho, foram premiados neste First: na categoria Engineering Inspiration Award, o 1156 Under Control, do Colégio Marista (Novo Hamburgo); em First Dean’s List Finalists, Bruno Ósio, da 1772 TrailBlazers, da Escola Estadual de Ensino Médio Heitor Villa-Lobos (Gravataí); e Melhor Solução, a Lobóticos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos (Porto Alegre). Para chegar ao mundial, os alunos disputaram torneios classificatórios, que, no Brasil, são realizados pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).