Os frequentadores do Trecho 3 da Orla do Guaíba, próximo ao Beira-Rio, estarão mais protegidos caso o projeto-piloto de uma ambulância de prontidão, através de uma parceria da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), com o Hospital Mãe de Deus e a empresa de emergências médicas Transul, seja considerado exitoso.
Nesta sexta e ao longo do feriadão de Tiradentes, o teste está sendo realizado entre a manhã e a noite no estacionamento central, ao lado da base onde fica a viatura da Brigada Militar. Na área, existem 29 quadras esportivas, pistas de patinação, ciclovia e a pista de skate. Cerca de 20 mil pessoas percorrem a Orça nos fins de semana, em feriados, o número sobe para 40 mil.
A avaliação do serviço de atendimento ao público em caso de emergências vai ser feita na próxima quarta-feira. Caso seja dado o sinal positivo, o feriadão do Dia do Trabalhador já vai contar com o novo serviço.
“O objetivo desse projeto é poder ter agilidade no atendimento. A gente sabe que, quando ocorre qualquer problema aqui na Orla, demora muito tempo para vir a ambulância do Samu por causa do trânsito”, esclareceu a secretária da SMELJ, Débora Garcia. Segundo ela, o principal tipo de ocorrência é o trauma, citando como exemplo os casos de quem fica ferido na pista de skate, pedalando bicicleta ou jogando futebol.
A ambulância conta com todos os equipamentos necessários ao atendimento básico de emergência, como maca, cadeira de resgate, desfibrilador externo automático, oxigênio, imobilizador e medicação. Em casos mais graves, a equipe aciona o suporte avançado, com outra ambulância do tipo UTI e médico.