Prefeitura vistoria local para acolher pessoas de rua em noites de frio

Operação Inverno 2023 deve durar quatro meses e terá início definido nos próximos dias

Foto: Alina Souza / CPMemória

Nessa semana, diversos órgãos participaram de uma vistoria preliminar no Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), no bairro Santana, local escolhido para acolher pessoas em situação de rua em noites de frio intenso. Essa iniciativa faz parte da Operação Inverno 2023, que deve durar quatro meses e terá início definido nos próximos dias.

“Essa parceria intersetorial é fundamental para atendermos uma população que necessita de encaminhamentos à rede municipal de saúde e de acolhimento institucional”, disse o vice-presidente da Fasc, Cristiano Roratto.

Já o diretor-adjunto do Demhab, Luky Vieira, complementa: “O Demhab sempre estará de portas abertas para ajudar no acolhimento durante o rigoroso inverno. Esta é uma ação que precisa da transversalidade das pastas e tem como objetivo beneficiar as pessoas que mais precisam”.

Operação Inverno
Anualmente, Porto Alegre executa o Procedimento Operacional Padrão (POP) – Operação Inverno, para situações de baixas temperaturas. As equipes seguem um protocolo de ações composto por duas fases.

A primeira fase resulta em ampliação de 13 vagas para população adulta em situação de rua no Abrigo Bom Jesus e 10 vagas no Albergue Dias da Cruz, além de espaços de retaguarda, com atendimentos nos abrigos Marlene, Casa Lilás, Abrigo de Famílias, dois Albergues – Acolher I e II e Pousadas.

A segunda fase é acionada quando a temperatura chega ou fica abaixo de 5º. Neste caso, são disponibilizadas vagas em ginásio como alternativa ao suporte oferecido pela rede de acolhimento.

“Nos próximos dias, serão confirmados os parceiros da prefeitura na operação. Teremos também orientações de Defesa Civil a respeito de outros fatores, como as baixas temperaturas”, explica Luciane Beiró, coordenadora de projetos estratégicos da Fasc.
Participaram da atividade representantes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), do Departamento Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Demhab), da Secretaria Municipal de Governança (SMGOV) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSURB).

Serviços de atendimento
Central de Abordagem – São 12 equipes de abordagem social que percorrem todas as regiões de Porto Alegre diariamente. Para acioná-las, é preciso discar 156 opção 7.
Rede de atendimento noturno
– Albergue Dias da Cruz: (12h) – Avenida Azenha, 366 – Azenha
– Albergue Acolher 1: (12h) – Rua Dr. João Simplício, 38 – Vila Jardim
– Albergue Acolher 2 (12h) – Rua 7 de Abril, 315 – Floresta

Rede de atendimento diurno
Os Centros POP oferecem equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.
– Centro POP 1 – Santana – Avenida João Pessoa, 2384 – Farroupilha
– Centro POP 2 – Floresta – Rua Gaspar Martins, 114/120 – Floresta
– Centro POP 3 – Navegantes – Avenida França, 496 – Navegantes

Restaurantes Populares – almoço
Centro – rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)
Vila Cruzeiro – rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)
Lomba do Pinheiro – rua Cacimbas, 159 (segunda a sexta-feira)
Restinga – Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)
Zona Norte – Rua Caetano Fulginiti, 95, Rubem Berta (segunda a sexta-feira)