A paranaense Lyx Participações e Empreendimentos, construtora especializada em oferecer imóveis residenciais em condomínios clube, está lançando os primeiros empreendimentos imobiliários no mercado gaúcho. Até o final de 2023, a empresa vai colocar à venda 2,2 mil unidades em seis condomínios localizados na Grande Porto Alegre. O diferencial dos empreendimentos é o complexo de lazer que segue o conceito de beach club, a exemplo do que já acontece em alguns resorts, com espaços de uso comum que contam com praia artificial e quadra de beach tennis.
Atualmente, a incorporadora é a única no segmento Minha Casa Minha Vida (MCMV) que entrega esse tipo de estrutura de lazer para os futuros clientes. Os dois primeiros condomínios da Lyx no Rio Grande do Sul já estão em fase de comercialização dos apartamentos.
O Condomínio Clube Avalon, com 340 apartamentos, está localizado no bairro Chapéu do Sol, em Porto Alegre. Já o Condomínio Clube Salt Lake, com 608 apartamentos, fica no município de Cachoeirinha. Uma pesquisa da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, realizada pela Fundação João Pinheiro (FJP), apontou que, em 2019, o déficit habitacional no Brasil era de 5,877 milhões de moradias. Em Porto Alegre, essa marca era de aproximadamente 221 mil moradias, além de outras 90,5 mil na Região Metropolitana da capital.
Os apartamentos da Lyx Participações e Empreendimentos se enquadram no Minha Casa Minha Vida (MCMV), programa do Governo Federal que oferece condições atrativas para o financiamento de moradias para famílias com renda mensal que varie entre R$ 1,8 mil e R$ 8 mil.
A previsão é de que até o final de 2023 a empresa coloque cerca de 2,2 mil unidades residenciais à venda em Porto Alegre e nos municípios vizinhos, num total de seis lançamentos imobiliários ainda este ano.