Brigada Militar forma soldados e garante patrulhamento nas escolas

Efetivo recebeu o reforço de 676 novos soldados, nesta quinta-feira (20)

Foto: Soldado Ribeiro/PM5

O efetivo da Brigada Militar no Rio Grande do Sul recebeu nesta quinta-feira (20) o reforço de 676 novos soldados. Quatro formaturas do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) ocorreram, simultaneamente, nos municípios de Porto Alegre, Montenegro, Osório e Santa Maria.

No evento realizado na academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Claudio dos Santos Feoli, antecipou que inicialmente esses policiais devem atuar em locais de maior demanda. “Num primeiro momento eles deverão se concentrar nos locais em que onde nós temos maior incidência criminal e depois devem ser divididos em todos os municípios do Estado”.

Com relação a manutenção do patrulhamento nas escolas, essa foi uma das preocupações manifestadas também pelo Coronel Feoli. O clima de tranquilidade nos colégios seguirá sendo garantido pela corporação. “Nós estamos atuando com força total na comunidade escolar e isso tem trazido normalidade durante toda a semana e pretendemos manter esse policiamento aproximado das escolas para que a sensação de segurança permeie a comunidade escolar e a sociedade”, confirmou.

Uma das autoridades presentes na cerimônia realizada na APM, o secretário de segurança pública do Estado, Sandro Caron, também manifestou a preocupação com o patrulhamento nas escolas e destacou que muitos desses novos servidores serão aproveitados nos estabelecimentos de ensino.

“Eles serão aproveitados né, já vinham nesses estágios operacionais atuando também nesse sentido, nós tivemos um incremento de horas extras com foco em aumentar o policiamento nas áreas escolares. Temos hoje 1.700 brigadianos a mais do que empregado diariamente, com foco nas áreas escolares, nos horários de escola”, destacou Caron.

Sandro Caron também antecipou que o investimento do Governo em segurança pública seguirá, de modo a fortalecer o sistema, reduzir os indicadores e melhorar a sensação em todo o Estado. Para agosto está prevista a formatura de mais 400 novos soldados. Nos últimos dois anos mais de 1,9 mil foram graduados pela BM no Rio Grande do Sul.