HPS de Porto Alegre completa 79 anos nesta quarta

Estão programadas aos profissionais atividades alusivas à data como oficina, palestras e programação cultural

Foto: Cristine Rochol/PMPA

O Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, referência no Estado em casos de trauma, está completando 79 anos nesta quarta-feira (19). Uma série de atividades voltadas aos profissionais estão programadas, como oficina, palestras e programação cultural.

Atuando no mesmo prédio desde a inauguração, no Largo Teodoro Herzl, bairro Bom Fim, a instituição faz em torno de 120 mil atendimentos de emergência por ano, operando 24 horas, sete dias por semana. Além de moradores da Capital, são atendidos também pacientes da Região Metropolitana, Litoral e de outras cidades.

A estrutura tem cerca de mil servidores das mais diversas áreas da saúde. “Queremos agradecer, especialmente, aos profissionais que salvam vidas todos os dias e atuam de forma tão dedicada”, diz a diretora-geral, enfermeira Tatiana Breyer.

A ocupação média dos leitos de UTI adulto é de cerca de 100%, e a taxa de mortalidade geral é de menos de 1%. Muitas áreas do hospital são consideradas padrão nacional pela qualidade, como a UTI de Queimados, premiada pelo Ministério da Saúde, e a UTI Pediátrica.

79 anos do HPS – Programação voltada aos profissionais – 19 de abril

10h – oficina de Ikebana – “Cuidando de quem cuida” e dança circular
14h às 17h30 – 1º Encontro Basta de Preconceitos
Apresentação do coletivo Alagbato Aruê, grupo de servidores negros do HPS voltado às questões étnico raciais e contra o preconceito, promove ações educativas e de conscientização
Palestras sobre saúde da população negra, injúria racial e racismo, atividade cultural com apresentação de poesia