Os supermercados brasileiros registraram um faturamento bruto de R$ 695,7 bilhões no ano passado, comparado com os R$ 611,2 bilhões verificados em 2021, e representando uma alta nominal de 13,8%. Conforme dados divulgados nesta terça-feira, 18, pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o setor também cresceu em número de lojas, passando passando de 92.588 unidades em 2021 para 94.706 um ano depois.
A entidade apontou que o ranking nacional do setor de 2022, tem a liderança do Grupo Carrefour, pela sétima vez consecutiva, com R$ 108,1 bilhões em vendas brutas. O segundo colocado, depois do Carrefour, é o Assaí Atacadista, com faturamento de R$ 59,7 bilhões, seguido pelo Grupo Mateus, que subiu de posição no ranking e ficou em terceiro, com vendas de R$ 24,6 bilhões. O GPA está em quarto (R$ 18,5 bilhões), e em quinto, o BH Supermercados (R$ 14 bilhões).