Estudantes de Porto Alegre embarcam para competição nos Estados Unidos

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, na Lomba do Pinheiro, são os únicos brasileiros a disputar o mundial de robótica

Foto: Cesar Lopes / PMPA

Seis estudantes da Escola de Ensino Fundamental Villa Lobos, da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, embarcaram na madrugada desta terça-feira para os Estados Unidos. Os “Lobóticos”, como são conhecidos, participam da First Lego League, competição mundial de robótica, que vai desde esta quarta-feira (19) até o próximo sábado (22).

Os alunos Lara Hoffmann, Vitor Machado, Nathalya Gonçalves, Matheus da Rocha, Sury da Silva e Gabrielli Welter, liderados pela professora Cristiane Cabral, serão os únicos brasileiros na competição. A equipe foi classificada para o desafio internacional após ter vencido a etapa brasileira, em novembro, em Curitiba, no Paraná.

A prefeitura viabilizou a logística para a viagem aos Estados Unidos, com um investimento de R$ 140 mil. A iniciativa teve o apoio de entidades e empreendedores, como Instituto Jama, Grande Loja Maçônica do RS, Federasul, World Soluções Educacionais, Defesa Civil do Estado do RS, Colégio Militar de Brasília, Fundação John Deere e Câmara Texana/Rsx Global. Também foi realizada uma vaquinha on-line pelos pais e pela comunidade escolar.