Estudantes de Bagé viajam aos Estados Unidos para participar de evento da Nasa

Alunos desenvolveram o protótipo Robotchê, projetado para atravessar a superfície simulada de Marte e da Lua

Foto: Acervo pessoal

Quatro alunos da Escola Estadual Frei Plácido, de Bagé, desembarcam, neste domingo, no Alabama, nos Estados Unidos, para competir no desafio Nasa Human Exploration Rover Challenge. Isabélli Marques, Sofia Cuadros, Bernardo Freitas e Carlos Eduardo Munhoz, desenvolveram um projeto de inovação que foi selecionado pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), como forma de incentivo ao desenvolvimento de tecnologias de exploração espacial.

Os estudantes do município da Campanha são os únicos brasileiros participantes da competição, que conta com mais de 60 equipes, vindas de 30 países. Os gaúchos desenvolveram um protótipo de veículo movido a pedaladas e projetado para atravessar a superfície simulada de Marte e da Lua.

O circuito pelo qual o protótipo passará na disputa inclui dez obstáculos ao longo do caminho, além de missões como a coleta de água. O veículo foi chamado de ‘Robotchê’, nome escolhido por uma votação nas redes sociais.

O governo estadual custeará todas as despesas da viagem, incluindo hospedagem, passagens aéreas, alimentação e o transporte do protótipo. “A escola é um espaço de desenvolvimento e experiência, e por isso o governo está financiando a viagem desses alunos que conseguiram a façanha de disputar uma premiação da Nasa”, declarou a secretária da Educação, Raquel Teixeira.

Os jovens competidores cursam o segundo ano de Mecânica do ensino técnico e viajarão acompanhados da diretora da escola, Sônia Machado Trindade. O desafio ocorre nos próximos dias 20 e 22 deste mês.