De acordo com o Coordenador de Apoio Estratégico do Senar-RS, Umberto Moraes, os drones têm se tornado uma ferramenta cada vez mais popular no agronegócio, pois permitem aos produtores obter informações precisas sobre suas plantações e rebanhos em tempo real. “Essa tecnologia pode ser usada para ajudar os responsáveis a monitorar a saúde das plantas, detectar infestações de pragas, avaliar a qualidade do solo. Além de monitorar colheitas, pulverização e irrigação.”
Ele conta, também, que os drones podem ser aproveitados para ajudar a reduzir os custos de produção, já que facilitam o monitoramento de grandes áreas de terra de forma mais eficiente. Por exemplo, em vez de enviar equipes para inspecionar as plantações manualmente, os drones conseguem sobrevoar a área e coletar dados de forma mais rápida.
No entanto, é importante salientar que o uso de drones nas propriedades requer treinamento e habilidades especializadas. Por isso, a oficina do Senar-RS evidencia todos os pontos de atenção sobre o manuseio da ferramenta e sobre como funciona a legislação para operar o equipamento dentro do que é previsto.
A Fenamilho 2023
A Fenamilho ocorreu pela primeira vez em 1954 para divulgar as potencialidades econômicas de Santo Ângelo (RS) e, desde então, foi crescendo e ganhando projeções maiores. Hoje, a feira é uma vitrine no Rio Grande do Sul para a apresentação e discussão de novas tecnologias e produtos, além de proporcionar o encontro entre empresas, empreendedores, produtores e conhecedores técnicos.
Umberto destaca que a Fenamilho é um evento muito importante para o Estado por tratar de uma cultura agrícola de grande relevância para a economia gaúcha, o milho. “É um momento de levar ao produtor visitante o que existe de novos conhecimentos para que essa cultura se torne cada vez mais rentável e produtiva em solo gaúcho.”
Serviço: Oficina de Drones do Senar-RS
Quando: 21 a 30 de abril, das 10h às 19h
Onde: Estande do Senar, no Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter, ERS 344- Km 97, em Santo Ângelo (RS)